20/01/2017
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Responsabilidade na gestão de riscos trabalhistas

O acompanhamento dos riscos trabalhistas pode variar consideravelmente a cada empresa, às vezes conduzido por mais de um segmento da companhia. No intuito de identificar as diferentes práticas de gestão envolvendo os contratos dos funcionários, internos e terceirizados, consultamos o grupo para tentar entender melhor essa diversidade do mercado. Um quadro que mostre como as empresas conduzem essa área pode ajudar a entender melhor e encontrar novas soluções.
 


 
Se existe, essa área fica subordinada a qual Diretoria?
Diretoria Jurídica: 33 Resposta
Departamento Pessoal: 1 Resposta
Diretoria Administrativa: 1 Resposta
Diretoria Administrativa-Financeira: 1 Resposta
Diretoria Administrativa-Financeira, Jurídica e RH: 4 Respostas
Diretoria de Gestão de Pessoas: 1 Resposta
 


 
Se possível, aponte a periodicidade:
Mensal: 3 Resposta;
Bimestral: 7 Resposta;
Anual: 10 Respostas.
Não informou: 1 Resposta.
 
Comentários:
  • "O processamento das contratações é feito de forma centralizada, em unidades regionais que processam as atividades. Além disso, mensalmente são verificados processos de contratação por amostragem."
  • "Fazemos reuniões trimestrais com os escritórios.  Mas mensalmente analisamos internamente.  Os escritórios apenas conduzem algumas ações de funcionários terceirizados.  Funcionários próprios são conduzidos internamente, assim como o consultivo / preventivo trabalhista."
 

 
Comentários:
  • "Gestão feita pelo RH; Auditoria feita pelo Jurídico."
  • "O pagamento dos serviços do mês fica condicionado à apresentação dos comprovantes de recolhimentos de encargos do mês anterior."
  • "sim, em parte."
  • "Ainda não temos, mas estamos avaliando uma solução oferecida."
 

 
Se existe controle interno, ele é realizado por qual(is) área(s)?
Área responsável pelo serviço: 34 Respostas
RH: 3 Respostas
Logística: 2 Respostas
Administração de pessoal: 1 Resposta
Advogado interno e Dep. Pessoal: 1 Resposta
Suprimentos: 1 Resposta
RH + Fiscal: 1 Resposta
Não respondeu: 2 Respostas
 


 
Se respondeu Sim, quais são as hipóteses em que a sua empresa pratica a retenção de valores devidos a fornecedores?
  • "Sempre que há salários atrasados, rescisão do contrato de trabalho não paga, não recolhimento do FGTS e INSS."
  • "Bloqueio de pagamento de faturas em caso de pendências com a apresentação de quaisquer documentos; liberação em 5 dias após a entrega."
  • "Dentro de previsões contratuais, são feitas retenções de percentuais, até que se comprove a regularidade dos recolhimentos e das obrigações."
  • "Descumprimento de obrigações trabalhistas, não entrega de documentação de regularidade fiscal e trabalhista no prazo estipulado."
  • "Na hipóteses de terceirização."
  • "Faz-se retenção dos valores em discussão em juízo e descontos dos custos das ações trabalhistas."
  • "Contratos de empreitada e contratos de prestação de serviço. Só não é feito retenção naqueles contratos firmados para um dia de serviço, exemplo, instalação de um material."