21/06/2019
  • Google+
  • LinkedIn

Volume de processos eleva implantação de estratégias e adoção de precauções a prioridades nas empresas

Por Galeria de Comunicações
 
O crescente impacto do contencioso de massa no dia a dia das empresas, clientes, fornecedores e, finalmente, no próprio sistema jurídico tornou imprescindível à mudança de postura dos departamentos jurídicos e demais administradores das empresas. Empresas que ignoram o tema veem crescer o aumento do número de pleitos, gerando custos, além de ser tornar um peso para a sociedade, dado a limitada capacidade de absorção do judiciário em absorver o crescente volume de demandas.
Focado no público formado por profissionais da área do Direito e interessados no assunto, como empresários, gestores de escritórios e profissionais de marketing jurídico e professores, entre outros, a InteliJur, empresa de informação e pesquisa focada no mercado jurídico, realiza no dia 26 de Junho, das 8h às 18h, no Maksoud Plaza Hotel (R. São Carlos do Pinhal, 424), no bairro da Bela Vista, em São Paulo, o seminário “Perspectivas Para o Contencioso de Volume nas Empresas”.
 
“No caso de empresas sob risco de enfrentar um contencioso de massa, ou que já está nesse processo, adotar uma postura proativa, que busca mapear as causas de potenciais problemas antes que evoluam para ações na Justiça, mapeamento das questões que geram  mais ações, busca de melhores provas de defesa, além do investimento em acordos e mediações, e comunicação com a gestão das empresas se tornou uma necessidade”, explica José Nilton de Alcântara, diretor da Intelijur e diretor-presidente do FDJUR (Fórum de Departamentos Jurídicos).
 
Um time formado por 11 profissionais, com atuação nas principais empresas que lidam diariamente com o contencioso de volume, como Dasa, Unimed, Mercado Livre, Dia Supermercado, Unilever, Vigor, Justto e Olé Consignado, debaterão as principais questões relacionadas ao assunto, as últimas tendências e as melhores soluções.
“Acredito que um sistema que aprimora a melhor relação entre empresa, consumidor e fornecedor resulte da criação de ferramentas e correção das práticas internas das empresas, que minimize o impacto do contencioso de grande volume”, argumenta Sandra Gebara, diretora Jurídica, Compliance e Relações Institucionais do Grupo Lala Brasil – Vigor, eleita quatro anos consecutivos como uma das diretoras jurídicas mais influentes do país e que falará no painel “Novas Tendências para o Contencioso de Massa: Estratégias Preventivas e Mediação”. “Ferramentas estratégicas, como a medição, por exemplo, geram melhoria de imagem da empresa, satisfação de clientes e fornecedores e uma sociedade mais madura na busca de soluções para os conflitos.” Uma rotina de comunicação que aproxime departamentos jurídicos da gestão das empresas, propiciando uma interação entre o que de melhor os setores podem oferecer também essencial para evitar a progressão do contencioso de volume.
 
“Se há um considerável número [de ações] sobre o mesmo tema, deve-se investigar a respectiva causa e verificar se existe oportunidade de aprimoramento na gestão de negócios”, aponta David Joseph, Senior Legal Counsel da Unilever. “O departamento jurídico pode auxiliar a área de negócios, seja preventivamente por meio de consultas, seja ativamente com recomendações provenientes de litígios judiciais, o que evita tomadas de decisões que podem resultar em mais riscos para as atividades empresariais.”
 
Os interessados em participar do evento podem obter mais informações por meio do e-mail eventos@intelijur.com.br; do telefone (11) 5041-8317 e no site http://bit.ly/contencioso_volume
 
InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
 
FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

Fonte: Intelijur

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos