13/09/2018
  • Google+
  • LinkedIn

Unimed Porto Alegre pronta para estar entre os três finalistas do Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos

Por Galeria de Comunicações

O Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, promovido pela InteliJur – Inteligência Jurídica em parceria com o FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos, tem revelado ao mercado desde 2015 as principais iniciativas dos departamentos jurídicos de empresas dos mais variados portes para solucionar problemas, reduzir custos e melhorar a produtividade das corporações, uma vez que essa é essa uma das áreas que mais agregam valor e segurança aos negócios de qualquer companhia. Na edição 2018, dez projetos de nove empresas já aclamados pela banca examinadora disputam no próximo dia 27 de setembro as três primeiras colocações do Prêmio, durante o Congresso das Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos 2018, quando o público terá a oportunidade de ajudar a eleger os três cases mais destacados entre os dez.




“Atualização automatizada dos contratos, assinatura digital e arquivamento eletrônico”, projeto inscrito pela Unimed Porto Alegre, cooperativa especializada em planos de saúde e medicina privada, já está entre os dez finalistas e a equipe do departamento jurídico da companhia está pronta para fazer a defesa e levá-lo às três primeiras colocações. “Estamos muito gratas que o nosso projeto foi escolhido como um dos finalistas, estar entre os dez melhores é uma grande conquista. Essa classificação nos motiva a continuarmos em busca de melhorar cada vez mais as nossas práticas”, diz Simone Portéla Barbosa, advogada da área de Assessoria Jurídica e Compliance da Unimed Porto Alegre.

Barbosa explica que o projeto é uma solução tecnológica para facilitar o processo de atualização de contratos e documentos adjacentes. “É um sistema gerador de minutas, que fornecerá a minuta pronta, pré-preenchida, nos formatos .pdf ou .doc para os públicos requisitantes. Possibilitará o rastreio das cláusulas modificadas, quem as modificou e a data de modificação, entre outras funcionalidades. No mercado, não identificamos nenhuma ferramenta comercializada que atendesse todas as nossas necessidades. Entendemos por implementar o projeto, por sermos uma empresa que comercializa diversos produtos e está inserida num mercado fortemente regulado, necessitando de atualização constante das minutas, com segurança jurídica”, ressalta.

Os principais ganhos com a implantação do projeto, afirma Barbosa, foram a atualização de contratos automatizada, que evitará falhas na ausência de atualização de algum tópico; ordenação das cláusulas, páginas ou no arquivamento da versão do contrato; as assinaturas eletrônicas e/ou digitais; além da circulação das minutas por meio digital qualificando a gestão dos documentos, reduzindo ou extinguindo o arquivo físico, com impactos positivos na segurança jurídica e também no aspecto socioambiental.

Segundo a advogada, a inscrição do projeto Unimed Porto Alegre no Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos busca o compartilhamento da ideia com o mercado. “Identificamos que ele traz inovação quando se trata de atualização de documentos. A solução atende todos os públicos que trabalham com minutas contratuais ou outros documentos constantemente atualizados. A ferramenta permite uma entrega célere e segura ao cliente, com tecnologia nas assinaturas e arquivamento eletrônico”, observa Barbosa.


Líder de mercado

Líder de mercado na capital gaúcha, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Unimed Porto Alegre destaca-se em sua área de atuação como detentora da maior estrutura em prestação de serviços de saúde, oferecendo soluções completas em assistência a uma população superior a 3 milhões de pessoas, informa Barbosa. “A Unimed Porto Alegre nasceu com o propósito de valorizar o trabalho médico e melhorar as condições de atendimento aos clientes. É uma sociedade de pessoas de natureza civil cujo objetivo social é congregar os sócios para o exercício de suas atividades econômicas”, enfatiza a advogada, acrescentando que a cooperativa integra o Sistema Unimed, maior experiência cooperativista de trabalho médico do mundo.

Fundada por um grupo de 30 médicos em 1971, a Unimed Porto Alegre exibe números expressivos: são mais de 6.500 médicos cooperados trabalhando em 55 especialidades e uma rede própria de serviços com laboratórios, pronto-atendimentos, centro de oncologia e infusão, centros de diagnóstico por imagem, hospital, unidade de atendimento pediátrico, clínica de vacinas, entre outros serviços voltados à saúde. “Ao todo, são mais de 342 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios, que garantem a satisfação de mais de 705 mil clientes”, afirma Barbosa.

A advogada explica que Assessoria Jurídica da Unimed Porto Alegre possui funções alinhadas às estratégias da Cooperativa, contribuindo nos mais diversos projetos e diretrizes vinculados ao Conselho de Administração. “Além de atuar prevenindo situações geradoras de demandas administrativas e judiciais”, diz. O departamento jurídico da Unimed Porto Alegre é formado por 15 colaboradores, estruturados em quatro núcleos (Contratos, Contencioso e Controladoria, Consultivo e Societário e Compliance e Regulação), e anualmente administra cerca de 5.000 mil processos judiciais e administrativos ativos, 1.300 análises e elaboração de contratos, além de mais de 2.000 opiniões e pareceres emitidos.

O Congresso das Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos 2018 será realizado no dia 27 de setembro, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista, das 9h às 18h. Já o primeiro, segundo e terceiro colocados serão conhecidos na cerimônia do Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, a ser realizada também em São Paulo no dia 28 de novembro.



 
A InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
 
O FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos