19/06/2019
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Entre as redes de distribuição que mais crescem no mundo: como O Dia lida com o contencioso de massa é destaque em evento, dia 26/06

Por Galeria de Comunicações

Diretora Jurídica e de Compliance Brasil do Supermercado Dia, Vivian Kurtz Carvalho será palestrante do seminário “Perspectivas para o Contencioso de Volume nas Empresas”, que acontecerá no próximo dia 26/06, em São Paulo no Maksoud Plaza Hotel, promovido pela Intelijur – Inteligência Jurídica. O eve]nto reunirá experientes nomes de jurídicos de empresas que estão lidando com ações de contencioso de massa. Juntos irão debater quais as melhores soluções para a diminuição de conflitos e, como explica Vivian na entrevista a seguir, reter e fidelizar o cliente. 

Intelijur - Como você vê as Perspectivas para o Contencioso de Volume nas Empresas?
O contencioso de volume é um alarme para as empresas de que algo precisa ser revisto nas relações envolvidas nesse contencioso. A perspectiva é de uma mudança no modo de lidar com o contencioso, durante a relação, criando sistemas de entendimentos prévios e de soluções após o início do processo judicial ou administrativo.

Intelijur - Pode falar sobre o que pretende apresentar no evento da Intelijur?
 Falarei sobre os estudos que estamos conduzindo a respeito do motivo das reclamações apresentadas por consumidores e por empregados e como tais conflitos poderiam ser resolvidos durante a vigência da relação e, portanto, evitar, o processo e, como podemos resolvê-lo, uma vez já criado o processo. Um exemplo muito claro é a solução de questões simples apresentadas pelos consumidores em relação a preços de produtos, a atenção imediata, elimina o problema e fideliza o consumidor a voltar à loja, essas soluções demonstram 100% de êxito, o consumidor deixa de reclamar um dano de natureza extrapatrimonial.

Intelijur - Qual a vantagem de entender por que "eles" reclamam tanto?
A vantagem é entender a causa do problema, porque é ela que te dará a solução.

Intelijur - Quais instrumentos você utiliza para pesquisar esse assunto?
 Pesquisas internas, setoriais sobre o que motiva o consumidor voltar a comprar, o que o desmotiva, qual o motivo da reclamação, literatura de administração de empresas voltada ao encantamento de clientes, a nossa própria experiência em situações semelhantes.

Intelijur - Qual a precisão alcançada?
Em questões decorrentes da relação de consumo, alcançamos solução em todos os casos testados.

Intelijur - De que forma saber por que eles reclamam tanto ajuda a prevenir ou controlar as dores de cabeça causadas pelo contencioso de massa de consumo e trabalhista?
Porque a empresa conhece a causa do problema e tem a possibilidade de solucioná-lo.

Intelijur - Quais soluções podem ser trabalhadas? Solução como mediação com profissionais preparados no curso e no final da relação trabalhista, acolher determinadas solicitações, que afetam o rendimento das atividades do trabalho e estender apoio aos empregados, nas relações de consumo, canais rápidos solução, resolver o problema apresentado.

Intelijur - Quais as principais diferenças para o contencioso de massa de consumo e trabalhista entre o negócio físico e o e-commerce?
O Negócio físico terá mais dispersão e, portanto, são variados os problemas reclamados, há um delay natural entre o fato e a solução, o que pode causar problemas na relação e na solução. O e-commerce é mais concentrado, os problemas são possíveis de serem mapeadas e criadas soluções mais rápidas.
 
Vivian Kurtz Carvalho é advogada pela PUC/RS, Mestre em Administração de Negócios pela FIA, mestre em Direito dos Negócios pela FGV. Advogada experiente na atuação de setores do varejo, Forte experiência com implementação e gerenciamento de proteção de programas de privacidade de dados. Atualmente é Diretora Jurídica e de Compliance Brasil do DIA Supermercado.
 
Intelijur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
 
FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusivos para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.
 

Fonte: Intelijur

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

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