08/08/2019
  • Google+
  • LinkedIn

Desafio do judiciário brasileiro capacita Mercado Livre a ‘exportar’ know-how em Controladoria Jurídica

Por Galeria de Comunicações 

A peculiaridade e volume do judiciário brasileiro, bem como a ordem de grandeza e complexidade em operações contratuais, permite que o Brasil várias vezes contribua mais com o exterior do que o contrário, quando o assunto é Controladoria Jurídica.

O objetivo da Controladoria Jurídica é organizar rotinas e informações de maneira a permitir que o corpo técnico de um departamento jurídico ou escritório de advocacia se concentre em suas tarefas principais, como o contato com clientes, produção de petições, o estudo dos casos, as participações em audiências etc.
 
A Controladoria Jurídica será o foco central do seminário organizado pela Intelijur*, no dia 27 de agosto, no Maksoud Plaza Hotel (Rua São Carlos do Pinhal, 424), localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
 
Uma das empresas habilitadas a “exportar” seu know-how em relação à Controladoria Jurídica para outros países é o Mercado Livre, líder do e-commerce na América Latina. O site do Mercado Livre no Brasil registra, em média, dez vendas por segundo e aproximadamente 1 milhão de negócios por dia. 
 
“Em verdade, o Brasil, no que se refere às práticas de Controladoria Jurídica, acaba contribuindo mais com o exterior do que o contrário”, revela Paulo José da Silva, Controller Jurídico no Mercado Livre. “O fato é que nossas práticas, ao menos no Mercado Livre, têm sido ‘exportadas’.”
 
No painel “Controladoria Como Fonte Geradora de Dados e de Indicadores”, Paulo mostrará como construir indicadores, ilustrará com exemplos do Mercado Livre e abordará como a tecnologia tem contribuído para as atividades de Controladoria Jurídica.
 
Os dados podem ser utilizados desde as análises mais simples, como por exemplo, entradas de demandas por unidades da federação, até análises mais complexas, que envolvem identificação de causas raízes, resultados por área de atuação, tempo de atendimento etc.
 
Os benefícios são os mais variados, entre eles uma maior clareza sobre quais são os grandes ofensores, melhor controle orçamentário, melhor controle de provisionamento, ao identificar quais objetos que necessitam de maior provisionamento.
 
“Pretendo mostrar também o projeto MELIRESOLVE, que está classificado como uma das melhores práticas em DEJURS e como uma análise a partir de um indicador gerou a construção na prática” complementa Paulo, que também atua no Mercado Livre na busca e implantação de soluções tecnológicas para as rotinas e processos do jurídico.
 
O programa MELIRESOLVE está apoiado em um “filtro” de quatro camadas no site de compra e venda online, que busca evitar que uma demanda se torne uma ação, o que propicia mais segurança ao consumidor e parceiros.
 
Os interessados em participar do evento podem obter mais informações por meio do e-mail eventos@intelijur.com.br; ou telefone (11) 5041-8317.
 
Intelijur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.

FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusivos para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área. 

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos