Por Galeria de Comunicações
Já estão abertas as inscrições para quem deseja assistir ao Congresso das Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos 2018, a ser realizado na capital paulista, em 27 de setembro. O Congresso faz parte do Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, que está em sua quarta edição anual e é promovido pela InteliJur – Inteligência Jurídica em parceria com o FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos. Durante o Congresso, os dez projetos de departamentos jurídicos melhor avaliados pela banca julgadora serão apresentados ao público, que poderá conhecer os diferenciais que os tornaram finalistas do Prêmio e votar para eleger os três vencedores, a serem consagrados em cerimônia a ser realizada em novembro.
“O Prêmio visa distinguir os melhores projetos desenvolvidos pelos jurídicos de empresas dentro do cenário nacional, valorizando o trabalho dos profissionais da área e promovendo a troca de experiências e conhecimentos”, explica José Nilton Cardoso de Alcântara, diretor da Intelijur, observando que a banca examinadora é composta por 39 nomes consagrados de profissionais de departamentos jurídicos, executivos de empresas, consultores e advogados de escritório. “É uma banca multidisciplinar”, ele complementa. Eles avaliaram critérios como eficiência, criatividade e facilidade de implementação e controle dos trabalhos desenvolvidos pelos departamentos jurídicos finalistas. Conforme Alcântara, a nota da banca tem peso sete na eleição final e a do público, peso três.
Em ordem alfabética, os dez cases a serem apresentados durante o Congresso são os do Agibank, que mostrará como utilizou a tecnologia para obtenção de subsídios; da Amil, que abordará suas estratégias de conciliação; da Associação Paranaense de Cultura – APC, com videoaulas de curta duração com foco nas orientações jurídicas; do Sicredi, que levará resultados em duas áreas: aplicação de técnicas de startups na gestão de departamento jurídico consultivo e como unificou registros de consultas jurídicas com automação de SLA, além de extração de estatísticas em departamento jurídico consultivo; do Banco Santander, com o case MDJ – Motor de Decisão Jurídica; da Leroy Merlin, com implantação de assinatura digital; da Tigre, apresentando o case jurídico moderno com visão de resultado; da Unimed Porto Alegre, com o case atualização automatizada dos contratos, assinatura digital e arquivamento eletrônico; e da Usina Colombo, com o case integrar para prevenir, controlar e economizar.
Mais cases inscritos
O diretor da InteliJur afirma que neste ano cresceu o número de empresas participantes, bem como o de cases inscritos na premiação. “Recebemos um total de 42 cases de 31 empresas”, ressalta Alcântara. Cada empresa pode participar com até três cases e isso explica a participação do Sicredi, uma cooperativa da área financeira, com dois cases finalistas.
Dentro dos critérios avaliados pela banca julgadora no quesito eficiência, destacam-se a conjugação de rapidez, qualidade e efetividade na solução dos conflitos;
a otimização de recursos internos; e o aumento da produção e redução de custos. Já no quesito criatividade têm peso relevante o uso inusitado dos recursos disponíveis para melhorar e/ou aperfeiçoar o processo de gestão; a inserção de novos processos; o grau de simplicidade na implementação e no desenvolvimento da experiência apresentada; e a capacidade de inovação da experiência apresentada. Em facilidade de implementação e controle, o peso maior recai na potencial capacidade de disseminação da prática ou de um conjunto de práticas; na satisfação do usuário; e na observação e mensuração da satisfação individual.
O Congresso das Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos 2018 será realizado no dia 27 de setembro, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista, das 9h às 18h. Já o primeiro, segundo e terceiro colocados serão conhecidos na cerimônia do Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, no dia 28 de novembro, a ser realizada também em São Paulo.
A Intelijur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
O FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.