08/05/2019
  • Google+
  • LinkedIn

Veja como o inovador Agibank está tratando a tecnologia para obtenção de subsídios

Por Galeria de Comunicações

Na abertura do “Seminário Gestão Jurídica e Compliance”, que acontecerá no dia 29/05, em Porto Alegre, e apresentará ao público cases importantes do Brasil e do Sul da área jurídica sobre as Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos está Cesar Fraga, gerente jurídico do Agibank. O advogado nos concedeu uma entrevista sobre aspectos de sua exposição, confira a seguir:
 
Intelijur - Como você vê a situação da gestão jurídica e o Compliance e qual a contribuição de sua área?
Dentro das corporações o alinhamento entre Jurídico e o Compliance é fundamental para gestão de risco do negócio. Na instituição da qual faço parte, as áreas de Compliance e jurídico possuem gestões distintas, mas trabalham em harmonia buscando mitigar riscos e alertar a alta direção quanto à forma de conduzir as situações apresentadas. Como área jurídica tem por definição a preservação da empresa, e sua imagem avaliando e mitigando os riscos decorrentes da atividade.
 
Intelijur- Qual a relação entre sua área e as melhores práticas na gestão de departamentos jurídicos?
A busca por melhores práticas nos departamentos jurídicos deve ser uma constante, tanto na questão conceitual e ético, quanto na busca constante da eficiência.
 
Intelijur - Pode falar um pouco sobre o que pretende apresentar no evento?
Em 2018, tínhamos um envolvimento muito grande de pessoas na busca por subsídios para as ações judiciais, implantamos robôs que realizam a atividade de forma autônoma sem envolvimento humano. Desta forma eliminamos o trabalho repetitivo e burocrático que não acrescenta conhecimento e nem satisfação na realização da atividade.  
 
Intelijur - Qual o limite para seu uso? O que define esse limite?
Sempre que necessitar algo que envolva o “bom senso” não podemos depender somente da tecnologia, nem sempre o documento obtido será de interesse da empresa em juntar na ação, e essa análise depende da inteligência humana, talvez esse seja o limite.
 
Cesar Fraga é advogado graduado pela PUC/RS, com MBA em Economia empresarial, Direito empresarial e Direito, Economia e Mercado. Têm 35 anos de atuação no mercado financeiro, tanto na área operacional como de negócio. Atualmente é Team Leader da área jurídica do Banco Agibank S/A, gerenciando o contencioso cível, administrativo e trabalhista, além da parte consultiva e análise de instrumentos contratuais da companhia.
 
InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
 
FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

Fonte: Intelijur

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos