05/08/2019
  • Google+
  • LinkedIn

Um negócio avaliado em U$ 14,5 Bilhões. Suzano e Fibria tem Controladoria Jurídica como peça-chave no relacionamento entre áreas do grupo

Por Galeria de Comunicações
 
Um enorme conglomerado do setor de papel e celulose, que passou por uma megafusão avaliada em 14,5 bilhões de dólares, a Suzano e Fibria possuem imensa capacidade de produção e presença em mais de 80 países. Para alinhar esse colosso a Controladoria Jurídica tem grande relevância e será case no próximo dia 27 de agosto na capital paulista, em evento sobre o tema organizado pela Intelijur, que receberá a Head de Legal Operations, Vanessa Fortunato Zaccaria. A advogada adianta a seguir alguns pontos que irá abordar no evento:
 
 
Qual a relevância da controladoria jurídica como elo entre o jurídico e outras áreas? Pode enumerar os desafios e vantagens de as áreas atuarem em conjunto? Qual o perfil que o profissional à frente da controladoria deve ter para fazer essa ponte e atuar junto aos demais setores da empresa?
 
A dinâmica corporativa atual exige dos profissionais mais agilidades, foco no dia a dia e maior produtividade, por isso a atuação da controladoria jurídica como elo entre o jurídico e outras áreas da empresa ou escritório tem grande relevância. A controladoria jurídica tem se tornado peça chave no relacionamento entre as áreas internas e externas (empresas e escritórios), inclusive, como fator de vantagem competitiva. Isso requer do profissional de controladoria jurídica uma ampla combinação de habilidades, incluindo planejamento estratégico, gestão financeira, relacionamento com fornecedores, tecnologia e análise de dados jurídicos.  O perfil do profissional da controladoria jurídica é multidisciplinar, ou seja, o profissional de controladoria jurídica possui hard skills que permitem que ele atue em diversas áreas de conhecimento.
 
Pode falar sobre o que pretende apresentar no evento?
 
A ideia central é abordar o papel da controladoria como elo entre o jurídico e as outras áreas, quais são as atividades envolvidas neste processo e os quais são as competências e habilidades que este profissional (pessoas) precisa ter na prática.
 
No caso de fusões e aquisições, como foi o caso da Suzano e Fibria, o papel da controladoria ganha mais importância, pois passa a lidar com culturas, tecnologias e outras características de duas empresas distintas? Em que tipo de outras situações atípicas o papel da controladoria ganha ainda mais destaque?
 
O cenário da empresa neste caso é bem atípico e o terreno para atuação da controladoria jurídica é mais farto. A controladoria jurídica se torna fonte de informações, dados e documentos e auxilia o gestor jurídico na consolidação de uma nova cultura e novos processos e sistemas. Sem dúvida o profissional de controladoria jurídica tem papel de destaque neste processo.
 
O que tem sido feito no exterior que é novidade e está chegando ao Brasil?
 
Existem práticas adotadas no exterior que estão sendo adotadas no Brasil e tem gerado bons resultados. A adoção da área de Legal Operations é um bom exemplo neste caso. E a controladoria tem total aderência neste movimento, passando a ser uma das áreas centrais de atuação do Legal Ops.
 
Vanessa Fortunato Zaccaria é advogada com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA. Leading in Global Business Environment pela Bentley University, EUA. É Co-founder na  #Jurtech. Atualmente é Head de Legal Operations na Suzano S/A.
 
Intelijur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.

FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusivos para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.