10/09/2019
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Entrevista com Finalista: TIM S/A

Estamos a 15 dias do V Congresso e Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, importante premiação que possui o objetivo de reconhecer a excelência profissional na advocacia corporativa.
No congresso serão apresentados os cases com a melhor avaliação da banca julgadora e entre eles, está a TIM, que falará sobre Gestão de Perdas, Bloqueios, Penhoras Online, Depósitos Judiciais e Alvarás no sistema jurídico integrado ao sistema financeiro. A responsável pelo departamento Legal Processes & PMO, Adriana de Sousa Curis Moreira nos concedeu uma entrevista explicando um pouco sobre o seu case. Confira a seguir:

Para a empresa Tim Celular, o que representa a indicação ao V Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos?
O Prêmio Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos representa um importante reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e com a eficiência dos nossos processos e controles internos.
 
Explique o que é o case Gestão de Perdas, Bloqueios, Penhoras Online, Depósitos Judiciais e Alvarás no sistema jurídico integrado ao sistema financeiro.
O case é o resultado da digitalização e da completa automação da cadeia de pagamentos em processos judiciais, gestão de penhoras On-line e movimentações contábeis resultante das baixas das garantias nos processos.
 
O que motivou a criação do projeto?
Temos uma grande quantidade de pagamentos por mês e, tínhamos necessidade de otimizar o trabalho manual envolvido em toda a cadeia. Havia a necessidade de digitalizar a parte documental do processo para eliminar a movimentação de papéis entre as áreas e garantir com segurança as aprovações por alçada que eram realizadas através de assinaturas.
Em relação às garantias depositadas, o controle das baixas e das movimentações contábeis resultantes deste fluxo eram manuais e repetitivas. Várias áreas diferentes precisavam consolidar informações dos processos envolvidos (Jurídico, Tesouraria, Contabilidade), mensalmente, exigindo muitos controles acessórios.
 
Quais os benefícios do projeto?
A digitalização dos documentos naturalmente traz melhoria em controle. Contudo, temos benefícios adicionais devido à integração dos sistemas ERP e jurídico. Essa integração trouxe:
1. Eficiência no processo reduzindo as intervenções manuais - redução de 70% nas atividades relacionadas ao fluxo de pagamentos;
2. Redução de 80% do tempo necessário para realização de toda a cadeia de pagamentos, considerando solicitações, aprovações, lançamentos contábeis, pagamentos e comprovações – evitando multas por atraso e penhoras online;
3. Aumento da segurança nos lançamentos contábeis – redução da interferência manual;
4. Tempestividade na identificação de processos envolvidos em Penhoras Online;
5. Rastreabilidade total do processo, desde o desembolso da garantia, quer seja por ordens de penhoras online ou depósitos judiciais, até o eventual retorno às contas bancárias por ordens de alvarás ou reconhecimento das perdas;
6. Localização mais assertiva dos alvarás que retornam às contas da empresa, devido à localização da chave de lançamento financeiro dentro do sistema jurídico.
 
Fale um pouco sobre a sua empresa e a respectiva atuação no mercado.
A TIM busca sempre evoluir junto com seus clientes individuais e corporativos. Por isso, trabalha constantemente na melhoria da sua rede para oferecer serviços de telefonia móvel, fixa e internet de última geração. Atualmente, possui a mais ampla cobertura 4G do Brasil e planos de internet fixa 10 vezes mais rápidos que a média da banda larga brasileira com o Live TIM. Ainda garantimos transparência total com o projeto Portas Abertas. Afinal, nosso propósito é “Conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais”.
E como evoluir é fazer diferente, a TIM tem o pioneirismo como uma de suas principais qualidades. Foi a primeira do mercado a cobrar somente por chamadas e a apostar em novos formatos de ofertas, como tarifação por dia de uso para voz e internet móvel ou cobrança mensal dos planos via cartão de crédito. Recentemente, liberou também chamadas para qualquer operadora. Na comunidade, vem fazendo a diferença com os projetos do Instituto TIM.

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

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