05/03/2018
  • Google+
  • LinkedIn

ENTREVISTA: Vencedora do Prêmio Compliance Counsel of the year fala sobre sua trajetória

Por Galeria de Comunicações

A redação da InteliJur preparou uma série de entrevistas com os participantes do evento “Dilemas e Perspectivas do Compliance” que acontece no próximo dia 13 de março na capital paulista, no tradicional  Hotel Maksoud Plaza. O evento reunirá especialistas que estão em grandes conglomerados econômicos, advogados que estão no centro da discussão da Lava Jato, e Procuradores da República. Entre os participantes está Adriana 
Cardinali Straube  que, acaba de receber o prêmio Compliance Counsel of the year, de 2017, da LACCA, que a projeta entre os nomes mais importantes do Compliance da América Latina. Ela recebeu o prêmio por sua gestão atual na Votorantim Cimentos, e assim melhora as estatísticas das mulheres no comando em nosso País. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a InteliJur presenteará com um livro todas que concluírem a inscrição no Seminário de Compliance até o dia 08 de março. Use a hashtag #soumulher ao preencher a ficha, acesse para saber mais:



 
 
InteliJur - Como surgiu o seu interesse pelo compliance? Como foi receber o prêmio Compliance Counsel of the year?

Foi algo ocasional. Quando já integrava o Jurídico da Votorantim Cimentos foi iniciado o projeto de estruturação e implementação do Programa de Conformidade, e acabei tendo uma forte atuação no tema desde então. Fazer parte de um projeto como esse desde o início e, com alcance global, trouxe diversos desafios e propiciou-me adquirir grande conhecimento no tema, além de despertar o meu interesse na matéria e participar de diversos debates e fóruns acadêmicos a respeito. Acredito que isso tenha sido levado em consideração para a premiação recebida.

 
InteliJur - Quais são os desafios de implementar uma cultura ética e um sistema efetivo de conformidade no mundo corporativo brasileiro?

O primeiro desafio de qualquer Programa de Integridade é estabelecer um verdadeiro compromisso da Alta Liderança, o famoso “tone from the top” ou “tone at the top”. A partir disso, criar uma conscientização em todos os níveis da companhia. Por isso, treinamentos presenciais são de extrema importância, além de outras ferramentas de comunicação, algo que deve ser uma agenda constante no ambiente corporativo.

 
InteliJur - Quais são suas dicas para aqueles que querem entender melhor o mundo do Compliance?

Participar dos diversos fóruns que existem sobre o tema e que
são abertos ao público em geral, fazer cursos especializados e benchmark em Programas de Sucesso é uma dica valiosa para o profissional que busca adquirir solidez no tema e ter sucesso na área.
 

 

Adriana Cardinali Straube - Advogada Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP (2008). Visiting Researcher, Kings College London (2008). Visiting Fellow,  Kings College London (2009-2010). Doutoranda em Direito do Estado na Universidade de São Paulo - USP. Lawyer. LLB at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2000). Masters of Laws in Public Law at PUC-SP (2008). Visiting Researcher at Kings College London (2008). Visiting Fellow at Kings College London (2009-2010). PhD in Public Law at Universidade de São Paulo-USP, in course. Regional General Counsel at Votorantim Cimentos.

InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do nosso portal reunimos advogados de empresas (FDJUR), os advogados de escritórios, os prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do diretório jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado, por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.
 
FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Criado há dez anos, como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio da nossa rede de contatos interagimos com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Nossa missão é estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos