11/04/2019
  • Google+
  • LinkedIn

A tecnologia imprime rapidez e assertividade as atividades desenvolvidas, mas quais são as melhores do setor jurídico atualmente?

Por Galeria de Comunicações

Um dia de debates sobre a maior revolução que está agitando o setor jurídico no Brasil e no mundo: as novas tecnologias, no “Legal Tech Forum 2019”, dia 25 de abril, no Hotel Maksoud Plaza. Serão diversos expositores de todo País, e um dia com vários palestrantes para atualizarem o que há de melhor nesse universo em constante transformação. Novas tecnologias surgem com muita rapidez. Também para contar sobre os impactos das tecnologias no mundo jurídico, estará à diretora jurídica do Vigna Advogados Associados, a Ana Gabriela Malheiros de Oliveira nossa entrevistada.

InteliJur - Quais os impactos da tecnologia no mundo jurídico? Quais as principais vantagens da Inteligência Artificial aplicada ao Jurídico?
 Inicialmente a tecnologia encontrou certa resistência no mundo jurídico, entretanto atualmente é vista como uma aliada nos mais diversos segmentos desse universo, facilitando e imprimindo rapidez e assertividade nas atividades desenvolvidas. É complicado falar em vantagem de algo que ainda está em seu início de aplicação, mas aponta-se que a principal vantagem seja a jurimetria, que é uma análise bem simples a estatística aplicada ao direito, à possibilidade de melhor avaliação de evolução de decisões, melhor acesso aos dados, entre outros pontos positivos. A utilização deste tipo de tecnologia já é uma realidade em alguns grandes escritórios dos Estados Unidos. Baseado na tecnologia do Watson, o robô-advogado Ross é um funcionário com uma fonte de consulta avançada, capaz de responder perguntas, entre outras questões.
 
InteliJur - Como está o mercado de LawTechs hoje e qual a projeção para os próximos anos? Do lado do governo, como está o uso de Inteligência Artificial? 
As LawTechs estão em ascensão e devem permanecer. As instituições não privadas também estão investindo. No Ministério Público foi desenvolvido um  programa que utiliza bases de inteligência artificial para pesquisa rápida de jurisprudência.
 
InteliJur - Quais as ameaças que a Inteligência Artificial representa ao jurista? Há risco de postos de trabalho serem fechados por causa dela? Há uma regulamentação que proteja o advogado? Como transformá-la em aliada?
 Muito já foi discutido sobre a possiblidade de perda de postos de trabalho, contudo, hoje se imagina que a atuação conjunta e a utilização para imprimir rapidez e assertividade ao trabalho e as decisões gerenciais de um escritório, por exemplo, sejam mais próximas da realidade do que efetivamente a alteração de trabalhos humanos por robôs.
 
 
Ana Gabriela Malheiros de Oliveira é advogada formada pela UNESP e Diretora Jurídica da Vigna Advogados. Possui especialização em Contratos pela FGV/SP e, em Direto Empresarial pela PUC-SP. Também cursou MBA de Economia e Gestão empresarial na FGV/SP.
 
InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.

FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

 

Fonte: Intelijur

Uma área de informações relevantes ao advogado interessado em aprimorar seus conhecimentos em gestão.

Participe

Oportunidades

Boletins Informativos